"Um quadro deve ter coração, sistema nervoso, ossos, circulação. Deve assemelhar-se a uma pessoa em movimento. E preciso que aquele que olha se encontre perante um ser que lhe fará companhia, lhe contará histórias, lhe dará certezas. Porque o quadro não é evasão, deve ser um amigo que nos fala, que descobre as riquezas que se escondem em nós e à nossa volta."
Isto disse Maria Helena Vieira da Silva, uma das nossas pintoras do século passado que tendo nascido portuguesa, morreu francesa.
Aqui presto a minha justa e simples homenagem a esta mulher, figura grande da história da nossa pintura. Dia de St.António (13 de Junho) do ano de 1908, viu-a nascer.
Obrigada por teres existido e nos deixares tanta beleza!
9 comentários:
Sempre válido ler-te, amiga. Além de gostar do que escreves, aqui sempre aprendo algo. E a tua homenagem deu-me a conhecer esta artista. :) Boa semana.
Olá boa amiga!
Achei uma excelente ideia de falar num nome muito famoso da pintura. Assim tal como o amigo árabe comentou, as pessoas vão relembrando ou aprendendo algo sobre grandes artistas.
Um beijo.
é admirável constatar que na sua pose na fotografia a maria helena traduz num olhar as palavras que aqui citou :) obrigada. um beijo.
Bonita homenagem à nossa grande pintora e grande mulher Vieira da Silva. Obrigada e um beijo.
Obviamente que falar de Vieira da Silva , é reconhecer génios da pintura.Bela homenagem.
Uma merecida homenagem. De uma grande pintora, mas também de uma mulher com um coração enorme. Uma tia minha, teve o previlégio de conhecer o coração desta mulher. E em agradecimento baptizou a filha com o mesmo nome da pintora.
Bom fim de semana
Um abraço
grande homenangem!!
um beijo com amizde estimada amiga
Nunca é demais lembrar os grandes vultos da pintura e Vieira da Silva é sem dúvida um deles!
Que bela e serena expressão ela apresenta na imagem que publicas.
Parabéns pela escolha.
Beijinhos.
Cá vim e gostei das palavras que escolheste dela e para ela.
Bjinho
Enviar um comentário