sexta-feira, 25 de janeiro de 2008

O meu prato Imari




Adorei decorar este prato de porcelana branca.
Nem todos os estilos de decoração são do meu agrado para pintar mas, gosto especialmente, daqueles que me obrigam a uma grande atenção e minúcia e onde tenha de usar cores fortes. Os motivos policromados orientais são os meus preferidos para trabalhar especialmente em pratos e jarras.
Publicamente expresso o meu agradecimento ao veneziano Marco Polo por ter trazido através da Rota da Seda as primeiras peças de porcelana para a Europa. Claro que não me vou pôr aqui com divagações históricas sobre o fabrico destas peças, suas características artísticas e técnicas nas suas diversas épocas.
No entanto, este prato que hoje vos mostro decorei-o com um motivo do séc.XIX baseado em têxteis e brocados dentro do estilo japonês Imari.
Imari é uma zona portuária da cidade de Arita, centro de comércio das cerâmicas japonesas .
Quero acrescentar que o estilo Imari caracteriza-se pela sua densidade de motivos sendo as cores predominantes o azul cobalto, o vermelho ferro e o verde.
Posso dar-vos uma ideia, muito sucinta, de como este trabalho de decoração em porcelana foi feito:


1. Transferi o desenho para o prato com papel químico especial.
2. Canetei com caneta e tintas próprias.
3. Foi à mufla a uma temperatura de 780ºC.
4. Pintei os motivos com as cores apropriadas ao estilo.
5. Foi novamente à mufla.
6. Recanetei todo o trabalho e acrescentei mais alguns pormenores
7. Foi à mufla novamente.
8. Apliquei ouro mate..
9. Foi à mufla e depois da peça arrefecida foi polida com polidor próprio para o efeito.



E, assim, depois de ter suportado temperaturas elevadíssimas por quatro vezes, eis o meu prato de porcelana decorado e pronto para ser pendurado na parede da minha sala

6 comentários:

Nana Lopes - @Nanamada disse...

Beno querida!!
deixei uns selos de presente para voce na postagem de Sampa ,esta no final da postagem.São todos seus,cole-os em seu blog e os presenteiei tambem .!!Bom fim de semana!!

Graça Pires disse...

O prato está lindíssimo!
Bom fim de semana.

O Árabe disse...

Bem, o prato ficou lindo! O que me deixa com certa inveja, porque sou incapaz de fazer qualquer desenho. Mas não te preocupes... é uma inveja sadia! :) Boa semana.

Nana Lopes - @Nanamada disse...

Benó tem um meme pra vc responder la no blog. 6 coisas peculiares / 6 quirky things. Basta fazer um listagem das seis coisas peculiares ou estranhas que tem ou faz.

livia soares disse...

Olá, Benó.
Gostei muito do prato e da informação técnica. Gosto do modo como vc escreve, parece tão próxima da gente...
Um abraço.

Espaço do João disse...

Benó.
Como adoraria ter geito para essas coisas. Não podemos ter tudo!!! Uns sabem uma coisa outros sabem outras. Um beijo João