quinta-feira, 19 de julho de 2012

Bombeiros

Amor é fogo que arde sem se ver……

Este fogo imortalizado por Camões será resistente às mangueiras de fortes jorros de água e de outros meios usuais para apagar incêndios. Poderá durar muito ou pouco tempo consoante o campo onde se instalou e lavra. Não é chama para ser apagada pelos bombeiros.
Reguengos de Monsaraz, região inserida na provincia mais escaldante do nosso país, quis homenagear os bombeiros, esses homens que nos defendem das labaredas, não do inferno, mas daquelas que, muitas vezes, por descuido humano consomem as nossas florestas, as nossas casas, os nossos bens, e que até com risco da sua vida, salvam outras e ajudam outras a vir a este mundo.
Estes soldados da paz merecem, pois, toda a nossa admiração e, este monumento colocado numa das praças de Reguengos, é-lhes dedicado por um povo que sabe agradecer.
O país está, hoje, com vários incêndios ativos e de difícil extinção.
Vidas em perigo, bens consumidos pelo fogo, florestas devastadas deixam-me perplexa perante as informações de que são pessoas as causadoras de tudo isto, umas vezes descuidadamente, outras vezes propositadamente. Não encontro explicação para tais atos.
Aqui, também presto a minha homenagem a esses valorosos homens e mulheres que dia e noite, sem armas adequadas, somente com paus e baldinhos de água tentam salvar as nossas árvores, as nossas casas, as nossas vidas perdendo, algumas vezes, a sua nessa luta desigual.

3 comentários:

Justine disse...

Os bombeiros merecem todo o nosso respeito, admiração e homenagem!Mas também precisam de meios e de um comando empenhado e certeiro - e parece que isso não está a contecer neste momento, por este páis fora...

mfc disse...

Associo-me por completo a esta tua homenagem a estes homens que tudo dão pela nossa segurança!

Beijinhos,

Angela disse...

Sim com certeza o corpo de bombeiros e um groupo precioso na nossa sociedade. Os Brasileiros devem estar muito agradecidos por isso com toda ajuda que lhes deram durante esse horrivel incendio no Sul do pais.
Linda homenagem!