sábado, 19 de abril de 2008

Prato Otomano






O prato que aqui vos trago hoje é decorado numa base orientalista.
Iznik, hoje cidade turca, foi em tempos pertença da dinastia otomana, possuidora de um grande desenvolvimento artistico e cultural que teve o seu apogeu nos sec. XV e XVI.e, principalmente, um grande centro de cerâmica dado que, tinha madeira, água e argila, elementos necessários para o seu fabrico.

Os otomanos eram grandes apreciadores das porcelanas chinesas cuja decoração em tons de azul serviu de inspiração aos vários estilos que, durante todo o império otomano foram sendo aperfeiçoados tornando, possível, reconhecer hoje, facilmente, as porcelanas de Iznik.

Nos meados do sec.XVI apareceram dois estilos que combinaram entre si os motivos que, na minha opinião, são os verdadeiros representantes das cerâmicas Iznic deste período: o estilo Saz e o estilo 4 flores.

Foi com esta combinação, simbiose perfeita de linhas e cores, que decorei este prato com alcachofras e túlipas estilizadas, pequenos botões de rosa e as singulares folhas de Saz com margens dentadas e parecendo penas de ave, curvas o que dá ao conjunto, um certo movimento dinâmico.
E, enquanto o estilo Saz procura mostrar os motivos baseados no imaginário, o estilo 4 flores inspira-se no realismo onde as flores são facilmente reconhecidas como se desabrochassem num jardim.

Há cores, obrigatoriamente, utilizadas como o azul que apliquei em dois tons, o vermelho e o verde do mais claro ao mais escuro, além das outras que usei, como se podem ver.

Por fim, embelezei com ouro mate, foi pela quarta vez à mufla e eis um prato de porcelana decorado num estilo muito do meu agrado.

5 comentários:

Graça Pires disse...

Lindísso o teu prato, amiga Benó.
Gostei da explicação. Um beijo.

Sandra Fonseca disse...

Eu adorei o seu "Atelier"... Uma grande artista é o que encontrei. As porcelanas pintadas são pura poesia em cores e flores.
Parabéns pelo blog!
Um beijo,
Sandra

Ana Oliveira disse...

Este belo prato de inspiração turca é realmente muito bonito e enriquecê-lo com ouro uma boa ideia.
Que bom poder ver uma obra executada com criatividade e ao mesmo tempo acompanhada pela explicação da fonte que inspira, pela história que através do tempo continua tão presente.
Beijo
Ana

O Árabe disse...

Bonita aula... e lindo prato. És, verdadeiramente, uma artista! Boa semana, amiga.

Justine disse...

Vinha dizer-te como me encantou o teu texto no "jogo das 12 palavras", história cheia de optimismo e ironia dos "auto-festejos", que às vezes tanto precisamos.
Vinha para isso, mas fiquei hipnotizada com a beleza da tua cerâmica, e o seu complemento didáctico.
Parabéns, és uma artista