sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

S.VICENTE


O próximo dia 22 é feriado municipal no Concelho de Vila do Bispo. É dia de S.Vicente, padroeiro do Concelho.
Tentarei numa breve resenha dar-vos a conhecer quem foi S.Vicente.
Nasceu em Huesca, na Espanha romana. Cresceu na sabedoria e piedade, junto do Bispo de Saragoça, Valério. Nos fins do ano 303 o Governador da Tarracorense começou a executar os decretos imperiais dando perseguição aos cristãos onde se incluíram o Bispo Valério e o Diácono Vicente.
Depois de todos os sacrifícios a que foi sujeito para renegar a fé, sucumbiu por fim tendo o seu corpo sido lançado num pântano para que as aves e os animais o devorassem. Tal não veio a suceder, pois um corvo esteve sempre de guarda ao seu corpo. Como começasse a haver muita afluência de fiéis a esse local , o governador mandou, então, que o atirassem ao mar. Mas, o mar devolveu-o a uma praia de Valência onde foi recolhido e sepultado.
A invasão dos muçulmanos obrigou a que as suas relíquias fossem transferidas para o cabo extremo do Algarve, o nosso actual Cabo de S.Vicente, onde foi mandada construir uma igreja que teve o nome de Igreja do Corvo por esta ave ter acompanhado sempre o corpo do Santo. Este lugar tornou-se, então, de grande devoção para as comunidades moçárabes.
S.Vicente é o Santo da cidade de Lisboa para onde as suas relíquias foram mandadas transferir por D.Afonso Henriques em 1173, para a Sé.
Em 1794, foi declarado Padroeiro da Diocese do Algarve.
Para comemorar, portanto, o dia do Padroeiro do nosso município há algumas festividades. Além da música, fogo de artifício, provas desportivas, há também exposições para dar a conhecer os trabalhos dos artistas do concelho.
Poderão ser vistas no Salão de Exposições do Centro Cultural, junto ao Edifício da Câmara Municipal, com o seguinte calendário:

De 19 a 2 de Feverreiro…………Pintura
16 de Fev. a 2 de Março…………Fotografia
8 a 23 de Março………………… . Artes Decorativas
29 de Março a 13 de Abril …… Escultura


Como munícipe participante espero a vossa visita que desde já agradeço.

Compareçam!

5 comentários:

O Árabe disse...

Bela explicação, amiga! Lamento que a distância não me permita visitar a exposição...

Espaço do João disse...

Boa Amiga.
Ainda bem que perdeu um pouco do seu tempo a ler as parvoíces que às vezes publíco no meu espaço. Pode continuar porque o seu blog vai já direitinho para os meus favoritos. Espero que tenha paciência para o visitar. Pelo seu perfil, creio que deveremos andar pela mesma idade e, tenho muitas lembranças dos anos 50, Boas e más.Sou da década de 40, portanto já estou na idade dos "kotas" (66) já cá cantam, para aborrecimento de alguns. Até Breve. João

Judite Pitta disse...

Pois eu tenho pena de este ano não participar, mas outros anos virão... e éntão aí estarei certamente. Bom S. Vicente e já aprendi alguma coisa depois de ler o post da minha amiga!!!

Nana Lopes - @Nanamada disse...

Amaria ter a oportunidade de ir...
Mares nos separam...
Beijokas menina de maos de fada

livia soares disse...

Gostaria muito de poder comparecer.
Quem sabe, um dia...?
Um abraço.