segunda-feira, 19 de maio de 2008

A caldeirada


Era esperada a família que vinha de longe, para almoçarmos a caldeirada do costume, feita por mim claro e, era preciso fornecer a despensa .
Havia várias coisas em falta e tinha que ser eu a fazer o fornecimento dos ingredientes para a refeição deste dia, tais como água, vinho, pão, fruta, peixe fresco, batatas, tomates, pimentos….
Dei folga aos lápis e pincéis que ficaram amuados por não irem dançar nas minhas mãos, as telas ficaram mais brancas que o costume mas, outras responsabilidades me chamavam e eu sempre fui pessoa de cumprimento da palavra dada.
Tínhamos combinado caldeirada para aquele dia e ela tinha de ser feita pela dona da casa, função de que não abdico.
Tinha que ir ao mercado onde esperava encontrar bom peixe, não só em frescura, como também em qualidade, pois sou exigente na escolha dos ingredientes que vou meter dentro do tacho.
Tive sorte! Tudo o que eu gosto lá estava: pata-roxa, safio, tremelga, peixe-mola , tamboril e o restante não digo porque é o meu segredo.
Na banca dos verdes (não do partido politico), o tomate, o pimento, a salsa, a cebola….
Pronto, tinha os ingredientes necessários e principais para a caldeirada de peixe. Ah! Já esquecia das batatas e das cebolas….

Os cotovelos, ingrediente essencial, para a sopa de massa, de que todos gostamos feita com o rico caldo resultante daquela miscelânea piscosa, havia na despensa, portanto não era necessário comprar.


As sobremesas que iriam fazer as delícias dos mais pequeninos e não só, já vinham prontas e estavam a cargo do elemento feminino mais jovem deste grupo familiar que confeccionou: arroz doce e mousse de chocolate.
A fruta, também obrigatória, já enchia as cestas da despensa.

Depois de uma breve recapitulação mental, respirei fundo…, pois tinha encontrado tudo o que queria, o que nem sempre acontece mas, já no regresso, reparei que o meu fornecedor habitual de peixe exibia, para venda, uns lindos bodiões que, não sendo peixe do meu agrado, não quis deixar de os fotografar pelas suas lindas cores. Digam lá que não são lindos?

E, agora, rapidinho a caminho de casa, para abraçar e ser abraçada por quem eu quero e que me quer.

P.S. Espero que a caldeirada não se queime!




3 comentários:

Å®t Øf £övë disse...

É um enorme prazer ver que ainda há pessoas capazes de cozinhar com um enorme prazer. Espero que essa caldeirada tenha ficado a gosto.
Bjs.

Um Momento disse...

E eu que adoro cozinhar... e caldeirada... ui ui, fiz uma este Domingo:))))))))
Vamos para a cozinha companheira:))))))
Espero que a tua caldeira tenha ficado tão boa quanto a vontade que eu tive de ajudar a confecciona-la:D
E esses peixinhos... grelhados deviam ficar... hum hum:)))))))

Beijo GRANDE minha Querida Benó:D

(*)

risonha disse...

mas isto agora quase que parecia um blog de culinária... eh eh eh
quase que podia sentir o aroma da caldeirada.
por mim podem ser todos esses peixes, menos o safio, que é o único que eu não consigo comer.
e um prato de arroz doce também era bom